segunda-feira, 2 de maio de 2011

Até que em enfim…Osama Bin Laden é declarado morto pelos Estados Unidos

Autor: Damião oliveira 
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou na madrugada desta segunda, 2, a morte de Osama Bin Laden, líder do grupo extremista islâmico Al-Qaeda e organizador dos atentados terroristas às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e ao Pentágono, em 11 de setembro de 2001. Caçado desde então pelas forças americanas, Bin Laden foi morto durante operação da CIA, a principal agência de inteligência dos EUA, em uma região montanhosa do Paquistão, próxima à fronteira com o Afeganistão. O cadáver do líder da Al-Qaeda, de 54 ano, está em poder das forças americanas.

Morte de Bin Laden foi anunciada na madrugada desta segunda pelo presidente Obama
“A Justiça foi feita”, declarou Obama. Conforme descreveu, não houve agentes americanos nem civis paquistaneses feridos durante a operação. “Eles o mataram, e estão em posse de seu corpo.”
Obama informou que, ao assumir a Presidência dos EUA, determinou ao então diretor da CIA, Leon Panetta, tratar como sua principal prioridade a tarefa de “matar ou capturar” Bin Laden. Embora tenha destacado agora ser possível “respirar aliviado”, advertiu ser ainda missão dos EUA eliminar a Al-Qaeda. “Nós não toleraremos ameaças a nossa segurança nacional nem a nossos aliados. Não há dúvidas que a Al-Qaeda continuará a nos atacar”, afirmou. “Quero deixar claro, como o fez o presidente George W. Bush, que a Guerra ao Terror não é contra o Islã. A Al-Qaeda é um destruidor em massa de muçulmanos.”
O presidente americano fez questão de agradecer a cooperação das forças paquistanesas, considerada essencial para o sucesso da operação de caça a Bin Laden. Conforme relatou, manteve uma conversa com o presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, antes de seu anúncio.
Paquistão acusa os EUA de ação para matar Bin Laden
O assunto já ganhou as páginas da Folha de São Paulo nesta segunda-feira (02)... As autoridades do Paquistão anunciaram que as forças norte-americanas executaram diretamente a operação que matou no território do país o líder terrorista Osama bin Laden, "em acordo com a política dos Estados Unidos" de luta contra o terrorismo.
Em pronunciamento feito na TV na noite deste domingo (1º), o presidente norte-americano, Barack Obama, confirmou a morte do líder da rede Al Qaeda e disse que o corpo havia sido levado sob custódia dos Estados Unidos, a imprensa americana menciona que o sepultamento já foi feito no mar, mas a informação não foi confirmada. CLIQUE AQUI e acompanhe mais detalhes.

Osama bin Laden fotografado no Afeganistão em 1998 - Foto: Associated Press/Folha

Talebans paquistaneses aliados da Al Qaeda prometem vingar a morte de Bin Laden

- Publicado por Damião oliveira 
AFPOs talebans paquistaneses, aliados da rede terrorista Al Qaeda, prometeram vingar a morte do seu líder, Osama bin Laden, morto em uma operação americana na madrugada desta segunda-feira, no Paquistão.
“Não podemos confirmar o martírio de Osama bin Laden, quando nossas próprias fontes confirmarem estaremos em condições de afirmar outra coisa”, disse o porta-voz do Movimento dos Talebans do Paquistão (TTP), Ehsanullah Ehsan, em uma entrevista por telefone à AFP.
“Se conhecermos o martírio, vingaremos sua morte e lançaremos ataques contra os governos americano e paquistanês, assim como contra as forças de segurança, inimigos do islã”, disse Ehsan
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário